terça-feira, 29 de novembro de 2011

Braço – Parte 1

Braço – Parte 1

Parece que agora resolvi parte do meu analfabetismo digital. Não sou conhecedor de computadores, câmeras digitais com todos os seus pixels, e muito menos de programas “fazedores” de vídeos, os quais ainda terei que passar para um site de exibição, rsrsrs.
Depois deste desabafo a respeito das dificuldades de mexer com o computador, vamos ao que interessa... já estamos com o braço cortado e o encaixe do tróculo feito junto ao corpo do instrumento.
A partir de agora começa a ficar mais difícil a brincadeira, já que um erro põe tudo a perder.
O Shape
“Shape” é uma palavra em inglês que significa forma, que pode ser facilmente traduzida no Brasil, como; “a pegada do braço” ou o “shape do corpo” (formato do corpo).
Existem shapes em alguns formatos muito tradicionais, como em “V” das guitarras music man, em “C” das guitarras Fender, Gibson e “U”, também utilizadas nas guitarras Fender e Gibson. Mas existem também compostos “VC”, como alguns modelos da Dean, porém, vamos nos ater ao Richie Sambora.
Foi muito difícil achar isso, mas a pegada do braço da guitarra dele é em “C”, tradicionalíssima nas fender, então é por aí que vamos fazer o braço.
Veja você como é fazer o shape do braço dessa guitarra, que vai ter pegada de 0,31” também conhecida em inglês como “thickness”
O processo todo está descrito e demonstrado de forma rápida no vídeo, por isso aqui vamos dizer o que você precisa pra fazer isso em casa.
1 – Grosa de dentes muito grossos e afiados, tamanho de 10” já serve.
2 – Grosa média arredondada para os cantos e quinas.
3 – Fé e paciência.
Vamos lembrar que estas ferramentas para fazer o shape do braço, você só vai usar se não tiver máquinas que potencializem sua força, como é o caso do vídeo, onde grande parte é feito em máquinas e apenas a parte final é feita com as mãos, pois uma coisa é certa.
Nada substitui o talento humano quando se trata de arte, seja ela qual for.
Agora se você não tiver máquinas, utilize as ferramentas manuais do começo ao fim do processo de confecção do braço, mas sem esquecer de que grosas devem acompanhar os veios da madeira.
No final do vídeo acabou nossa bateria, mas eu não podia parar de fazer o braço do Johnny, que está super ansioso, então apenas tiramos uma foto do braço com a folha de jacarandá em sua face.
Isso foi super simples;
Cortamos a folha no tamanho do headstock, colamos e lixamos.

Preparem-se para a o corte da cavidade da parte elétrica e dos captadores.
Até a próxima, e obrigado pela força que temos recebido no facebook.
 O mais rápido possível postaremos outro vídeo para que vocês possam ver.

Dúvidas podem ser enviadas para o Facebook ou para nosso e-mail.
erlonalves@yahoo.com.br
Grande abraço a todos, e até o próximo post.
EAS Custom Guitars
Antonio de Godói, 122, conj. 39 – Centro  - São Paulo.
Tel. +55 -11 - 3225-9259

Nenhum comentário:

Postar um comentário