sábado, 24 de dezembro de 2011

Cavidade da parte elétrica

Olá Pessoal, já faz tempo que escrevemos da ultima vez.

Conseguimos passar por todas as dificuldades da internet lenta, da falta de conhecimento para editar vídeos e de tudo o mais.

Nesse post, mostramos como é feita a cavidade da parte elétrica, parte bastante difícil de executar, já que precisamos de uma ferramenta chamada Tupia e de um gabarito muito bem feito para que o trabalho não se pareça com algo amador.
Primeiro, passamos a tupia pelo corpo inteiro fazendo um corte com profundidade média de 10mm até no máximo de 13mm sem se preocupar com o acabamento já que não há necessidade, pois em seguida usaremos o gabarito para acertar o corte.
Com essa etapa feita, agora encaixaremos o gabarito sobre o corpo para que possamos fazer o acabamento do corte que iniciamos anteriormente. Essa é uma tarefa relativamente fácil, com um único risco: Cortar o gabarito e fazer com que o seu corte fique defeituoso.
Esse é um risco muito pequeno, já que cortamos anteriormente a cavidade da parte elétrica.
Não sei se você, caro leitor, percebeu que citamos a parte estética do trabalho durante muitas vezes, mas isso é muito importante já que estamos falando de instrumentos que são verdadeiros sonhos para as  pessoas que os encomendaram, por isso, vão algumas dicas para aqueles que encomendaram instrumentos e querem avaliar o trabalho de seu luthier.
Primeiramente, veja se o seu instrumento está sendo feito por um profissional gabaritado.
Pergunte sempre, pergunte muito, tire todas as suas dúvidas. Você não pode ter dúvidas de que o seu instrumento será feito do jeito que você pediu. (sempre respeitando a simetria e as medidas proporcionais relativas a escala do instrumento)
Verifique sempre como está o andamento do seu instrumento. Fazer um instrumento não é como fazer um pastel, mas não é por isso que você não poderá vê-lo. Se houver algum erro no projeto você poderá solicitar a correção antes de estar tudo pronto e não ter mais volta.
Por enquanto é isso, veja o vídeo da continuação da guitarra Richie Sambora canhota e se tiver dúvidas nos envie.
Responderemos no próximo post.
Grande abraço a todos.
Erlon Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário